Menú Atrás Adiante Índice

 

A hipotonia generalizada por machuco aos neurônios ou axônios que constituem o sistema de moto-neurônios superior ocorre por enfermidades do cérebro, cerebelo, tronco cerebral, e medula espinhal (Figura 104.1. [#1-5]) e se apresenta com aumento ou diminuição do tom dinâmico.

Figura 104.1. Representação esquemática do sistema da moto-neurônios superior e estruturas da unidade motora (moto-neurônios inferior). Possíveis sítios de compromisso anatômico que dão origem à hipotonia. A hipotonia relacionada com o sistema da moto-neurônios superior se deve a lesões no cérebro [1], tronco cerebral [2], medula espinhal rostral [3], medula espinhal caudal [4] e cerebelo [5].

Com freqüência, a disfunção do sistema do moto-neurônios superior concomita com achados clínicos que refletem o compromisso de estruturas neurológicas e não neurológicas que dão pista à localização da patologia. A hipotonia, causada por lesões do sistema de moto-neurônios superior, não se acompanha de anormalidades electromiográficas, nem nos exames de velocidade de condução nervosa, estimulação repetitiva, ou na biópsia muscular, a menos que, o mesmo processo patológico também afete à unidade barco a motor sensorial. Nestes casos, quando estão implicados tanto o sistema de moto-neurônios superior como o da unidade motora-sensorial, tendem a predominar manifestações de uno ou outro. Em geral, os sintomas devidos a transtornos do sistema da moto-neurônios superior predominam o quadro clínico inicialmente e os sintomas devidos a transtornos da unidade barco a motor sensorial o fazem mais tarde.
O dano simultâneo do sistema de moto-neurônios superiores e da unidade barco a motor sensorial se apresenta na enfermidade do Farber (cérebro, moto-neurônios alfa, e nervos), a gangliosidosis GM1 (cérebro e moto-neurônios alfa), a encefalopatía hipóxica (cérebro, moto-neurônios alfa, e músculo), na distrofia neuroaxonal (cérebro e nervo periférico), a distrofia muscular congênita (cérebro e músculo), e a distrofia miotónica congênita (cérebro e músculo).

 

Menú Atrás Adiante Índice
Volpe, 1995 Unidad motora (motoneurona inferior y músculo) y aparato sensorial. También denominada lipogranulomatosis. Ocurre debido a la deficiencia de ceramidasa y se manifiesta por articulaciones aumentadas de tamaño y dolorosas. Presione para animación del dibujo.