Menú Atrás Adiante Índice

 

 

 

6


HIPOTONIA GENERALIZADA

Hipotonia generalizada se caracteriza pela diminuição patológica do tônus postural nas quatro extremidades, no tronco e no pescoço. O compromisso da cara não é uma exigência para o diagnóstico da hipotonia generalizada.
Neste livro, o termino tônus postural
se refere a: (1) a resistência que os músculos estriados e os tendões oferecem quando são estirados por uma força sustentada e da baixo intensidade (por um examinador ou pela gravidade); e (2) o retorno dos membros a sua posição inicial pos ser estendidos por uma força sustentada por alguns segundos. O termo de tônus postural não e sinônimos de o termo tônus dinâmico. O tônus dinâmico se refere a a resistência que os tendões y os músculos estriados oferecem al estiramento por uma força de corta duração e de alta intensidade.
O tônus postural depende da resistência que os tendões e os músculos estriados oferecem ao estiramento por uma força mantida e da intensidade baixo. A resistência dos tendões depende da resistência intrínseca das fibras do colágeno. A resistência dos músculos depende da elasticidade de suas fibras e do tecido do conectivo. A elasticidade de fibras muscular é sujeita à resistência intrínseca da actina e da miosina, e aos efeitos do sistema nervoso nestes elementos. As propriedades elásticas do tecido do conectivo do músculo (endo -, peri -, e do epimisio) dependem da resistência intrínseca de fibras de colágenos.
A avaliação do tônus muscular durante o sonho não é aconselhável porque durante o sonho uma diminuição fisiológica do tônus muscular existe, ainda mais acentuada durante o sonho ativo. O tônus postural do recém nascido se aprecia observando sua posição durante a vigília tranqüila e suas reações motoras a tração dos braços, da suspensão vertical e da suspensão horizontal
.
O tônus muscular é determinado observando a resistência que os músculos e os tendões oferecem à força da gravidade, examinando a resistência dos membros a ser estendido usando uma força mantida e da intensidade baixa, e determinando a capacidade do regressar dos membros a sua posição original trás ser estendido por alguns segundos.
Clinicamente, a resistência que os músculos e os tendões oferecem à força da gravidade no recém nascido se aprecia observando: (1) o ângulo dos membros durante a vigília tranqüila (largo-acorde mas quieto), e durante as manobras de tração das dos braços, da suspensão vertical e da suspensão horizontal; (2) a curvatura do tronco durante a manobra da suspensão horizontal; e (3) a curvatura do tórax durante as manobras da suspensão vertical e da suspensão horizontal. O tonus da cara é determinado observando a expressão da cara.
O diagnostico da hipotonia generalizado o tônus postural diminuído é baseado na experiência do examinador. Eu diagnostico da hipotonia generalizada devo tomar em conta: (1) a idade gestacional, e (2) ao estado sonho-vigília. Isto que eu diagnostico deve ser reservado para o recém nascido com um tom muscular mais baixo do que esse do que corresponde a sua idade do gestacional. A avaliação do tom muscular durante o sonho não é aconselhável porque durante o sonho há uma diminuição fisiológica do tônus muscular, este diminuição fisiológica e mais acentuada durante o sonho ativo.

Menu Atrás Adiante Índice
Fenichel, 1990